
Arquitetura em Curitiba: novos ícones no na cidade que é palco para o autoral
A arquitetura em Curitiba se reinventa com uma geração de arquitetos que desafiam convenções e transformam a paisagem, pautados na busca pela inovação arquitetônica e urbana, com a criação de espaços que conectam pessoas.
Vamos apresentar a vanguarda da arquitetura em Curitiba e como o MOVA.WF emerge neste cenário.
Arquitetura em Curitiba: um palco para as criações autorais
Muito famosa por seus parques, espaços culturais e pela atmosfera cosmopolita, Curitiba tem um histórico arquitetônico igualmente famoso, mas que ainda carece de projetos inovadores, sustentáveis, que tragam novas possibilidades para a urbanização e a arquitetura.
Diante desse ambiente propício para a criatividade e a experimentação arquitetônica, a Weefor apresenta projetos de arquitetura autoral e qualificada, como o MOVA.WF.
MOVA.WF: um novo conceito de morar
O MOVA.WF redefine o conceito de morar, viver e experienciar. O projeto foi concebido com foco na sustentabilidade, na integração com o meio ambiente e no bem-estar para além dos muros.
Vencedor do segundo Weefor Arq, o maior concurso de arquitetura residencial privada do país, o projeto foi reconhecido por sua abordagem inovadora em relação à ventilação natural, ao conforto térmico e à integração com o entorno.
“Ao reunir os melhores talentos da arquitetura, o Weefor Arq eleva significativamente o padrão de qualidade dos empreendimentos em Curitiba, estabelecendo novos benchmarks para todo o setor. Ao promover este concurso, a Weefor não apenas reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação, mas também estabelece um novo paradigma para o que significa luxo no mercado imobiliário contemporâneo. O resultado é uma proposta revolucionária que transcende a mera estética, incorporando de forma harmoniosa funcionalidade, sustentabilidade e bem-estar em uma experiência de moradia verdadeiramente excepcional. O concurso Weefor Arq, portanto, não é apenas uma competição, mas um catalisador de transformação urbana e um farol de inovação no setor imobiliário.” – Felipe Rangel Neves, Gerente de Incorporação.
É um dos poucos empreendimentos em Curitiba com a certificação Fitwel, certificação internacional que atesta o compromisso do projeto com a saúde e o bem-estar dos moradores.
Arquitetura com Responsabilidade
Antes mesmo da demolição, o MOVA.WF foi pensado para fomentar a vitalidade urbana por meio do relacionamento com o bairro. O MOVA conta com uma área externa que prioriza a interação social e o fortalecimento dos laços com a comunidade.
- Praças abertas equipadas com mobiliário atrativo;
- Vigilância natural proporcionada pela movimentação e convívio;
- Espaço estratégico para ativação de comércios;
- Acesso térreo com rampas, planos e escadas que se abrem para a cidade e fruição pública.
O uso de materiais eco-friendly, a preocupação com a eficiência energética e a criação de espaços que promovem a interação social são elementos que demonstram o compromisso do empreendimento com um futuro mais sustentável.
Conscientes de que um novo empreendimento impacta a vida de várias pessoas, trajetos e espaços, os novos arquitetos de Curitiba são agentes transformadores da realidade urbana e arquitetônica.
O surgimento de uma nova geração de arquitetos em Curitiba
A nova arquitetura em Curitiba traz nomes que valorizam a originalidade, a sustentabilidade e a integração com o entorno.
Eles exploram novas formas, materiais e conceitos para expressar sua identidade e deixar sua marca na cidade.
Nommo Arquitetos
Nommo Arquitetos é reconhecido por sua abordagem contemporânea e atenção aos detalhes, consolidando-se como um nome importante na arquitetura da região.
O escritório curitibano realizou diversos projetos na cidade, com destaque para a Casa João e Maria, o Edifício DS 1529 e a Casa Bosque.
A Casa João e Maria é um projeto conectado com a memória afetiva de sua proprietária, pois foi construída no mesmo terreno onde cresceu. Teve a vegetação preservada e um projeto que respeitou a topografia acentuada do lote.
O Edifício DS 1529, em colaboração com Helio Dorta, chama atenção por sua volumetria marcante e integração com o contexto urbano, abrindo-se para a cidade.
Já a Casa Bosque se destaca pela sua relação com a natureza, buscando uma imersão na paisagem e utilizando materiais que valorizam a integração entre interior e exterior.
Estúdio 41
O Estúdio 41 foi criado por arquitetos formados na UFPR e interessados na discussão dos problemas da arquitetura e da cidade. O escritório realizou diversos projetos notáveis, com destaque para sua participação no Segundo Concurso WEEFOR, o Edifício Amadeu do Amaral (AMA) e a Galeria Laguna.
A participação no Segundo Concurso WEEFOR (2022) demonstra a capacidade do escritório em propor soluções inovadoras para desafios urbanos e ambientais, como a fruição e integração da relação entre interior e exterior, público e privado.
O Edifício Amadeu do Amaral (AMA) se destaca por sua arquitetura contemporânea e integração com o entorno, explorando a luz natural e o conforto dos usuários.
A Galeria Laguna chama atenção por sua espacialidade fluida e uso de materiais que valorizam a experiência do visitante. Um espaço altamente luminoso durante o dia, concebido para ser uma luminária urbana no período noturno.
Arquea
O escritório curitibano Arquea foi fundado em 2008 por Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amin Tavares, o escritório busca fazer da arquitetura um agente transformador e integrador; um exercício de empatia com a cultura local, clientes e todos os envolvidos.
O Edifício Jardim destaca-se pela integração da natureza ao ambiente urbano, priorizado pela sensação de liberdade. A solução foi adensar os apartamentos em um único bloco. Por resultado, a melhora da incidência solar, com vistas para o MON, para o bosque e para o jardim.
O Edifício Dsenho foi reconhecido com o 3º lugar na categoria Edificação Residencial Profissional no 8° Prêmio Saint-Gobain Asbea de Arquitetura. A premiação visa celebrar projetos arquitetônicos que se sobressaem por suas soluções para o bem-estar dos usuários, além de sua inovação, sustentabilidade e qualidade arquitetônica.
Marcos Bertoldi
Marcos Bertoldi é reconhecido por sua habilidade em combinar elementos tradicionais e modernos, criando projetos que se destacam pela sua estética e funcionalidade, consolidando sua posição como um dos principais nomes da arquitetura contemporânea em Curitiba.
O arquiteto curitibano realizou diversos projetos notáveis, com destaque para a Casa Horizontal e a Casa Thomé Beira da Silva.
A Casa Horizontal se destaca por sua integração com a paisagem, respeitando o conjunto de araucárias e o bosque natural do terreno, por meio das 3 barras aéreas que constituem o projeto.
A Casa Thomé Beira da Silva chama atenção pela indefinição dos limites entre interior e exterior, integrando os espaços de lazer e áreas externas no mesmo nível da área interna. Além da preocupação com a mata nativa, o projeto é focado no conforto térmico e lumínico adaptado para a realidade climática de Curitiba.
Escritório Estúdio Vertical Arquitetura + Austral Studio
A parceria dos dois escritórios resultou na premiação do Weefor Arq de 2022. O Estúdio Vertical é encabeçado por Juliana de Albuquerque e Caique Schatzmann, que atuaram com o Austral Studio, um escritório de arquitetura fundado e dirigido por Henrique Zulian. Também fazem parte da equipe João Tegoni, Ana Sophia Pryplotsky, Gustavo Andre Salvador e Lidiane Rosa Milani.
Arquitetura em Curitiba: um breve retrato do passado
Não podemos deixar de citar os nomes importantes que contribuíram para a criação da identidade arquitetônica de Curitiba. Afinal, para a construção do futuro, é necessário compreender os anseios do presente, olhando para todo o caminho que foi preparado no passado.
João Batista Vilanova Artigas: o curitibano realizou centenas de projetos no Brasil, sendo 3 muito famosos em sua cidade: a Casa João Luiz Bettega (ou Casa Vilanova Artigas), construída em um período de grande influência de Frank Lloyd Wright; Hospital São Lucas e Casa Niclewicz. Vilanova Artigas é reconhecido pelo estilo brutalista e encabeçou o estilo chamado “escola paulista” ou “brutalismo paulista”.
Jaime Lerner: foi criador do sistema de Bus Rapid Transit (BRT), além de parques como o Barigui e o Tanguá, e a Rua XV de Novembro. Lerner é reconhecido por suas soluções em transporte e urbanismo, e encabeçou o conceito de “acupuntura urbana” no Brasil, com intervenções pontuais para gerar transformações sistêmicas.
Oscar Niemeyer: o carioca realizou algumas obras marcantes em Curitiba, sendo duas muito famosas na cidade: o Museu Oscar Niemeyer (ou Museu do Olho), e o Teatro Guaíra, em colaboração com outros arquitetos. Niemeyer é reconhecido por suas formas curvas e uso do concreto armado, e é um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira.
Abrão Assad: o paranaense realizou diversas obras em Curitiba, como o Mercado das Flores, o Teatro Paiol e as estações tubo do sistema de transporte. Abrão Assad é reconhecido por sua colaboração com Jaime Lerner em projetos urbanos inovadores, e contribuiu significativamente na transformação da cidade.
A arquitetura em Curitiba como expressão de identidade e estilo de vida
A Weefor te convida a fazer parte de um movimento que transforma a cidade e a sua vida. Um lugar onde a sustentabilidade, o bem-estar e a comunidade se encontram para criar uma experiência única.
Os novos projetos de arquitetura em Curitiba, como o MOVA.WF, contribuem para a construção de uma cidade mais vibrante, diversa e inspiradora.
Converse conosco e abrace um novo conceito de morar em Curitiba.