ACREDITAMOS NO PODER TRANSFORMADOR DAS PESSOAS

O anseio em trazer o lado humano para todos os processos e a inclusão da responsabilidade social como um dos pilares da Weefor, fizeram com que entendêssemos a necessidade de ir além.

Para viabilizar a concretização de PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL e AÇÕES que fogem do nosso negócio principal, foi criado o Instituto WF. Através do Instituto, torna-se possível a inclusão de atividades como: engajamento de voluntários, captação de recursos, articulação de iniciativas com

fins de impacto social e requalificação de espaços, voltados para conscientização e capacitação de pessoas. Atuando não somente em nome da Weefor, mas de todas os parceiros que queiram colaborar com a construção de cidades mais justas.

Acreditamos no poder transformador das pessoas em todos os níveis e que juntos podemos ir mais longe. O Instituto WF nasce para acolher, inspirar e envolver pessoas com um objetivo comum: o cuidado com o próximo e com ambiente em que vivemos.

MODELO DE ATUAÇÃO

O Instituto WF tem por objetivo articular os atores que constroem a cidade em prol da redução da desigualdade no meio urbano. Nossa missão é juntar conhecimento técnico e responsabilidade social em projetos de impacto. Sabendo que comunidade e cidades são organismos vivos, o Instituto WF tem a consciência da necessidade de projetos personalizados por demandas sociais. Temos um modelo de negócio que busca escala na captação de recursos e na metodologia de atuação voltada para as necessidades específicas de cada comunidade. A cidade é feita de pessoas, que felizmente são diversas, assim como suas demandas.
A equipe do Instituto WF possui vasta experiência com as mais diversas tipologias de projetos sociais com foco no meio urbano e no direito à cidade. Além disso, contamos com parceiros de peso do terceiro setor que somarão no desenho de soluções conforme demandas diagnosticadas. Contamos com conhecimento, técnica e articulação para unir as duas pontas daqueles que ocupam e constroem a cidade. A transformação é possível, cabe a cada um de nós. Estamos à disposição!

Na divisa entre o Bairro Alto e o Tarumã, as moradias simples e as ruas não asfaltadas chamam a atenção. É bem ali, no encontro dos rios Bacacheri e Atuba que fica a Vila Joanita.

Hoje, moram cerca de 400 famílias na região, um conjunto que surgiu há quase 50 anos e ainda é considerado uma área de ocupação irregular. São décadas que passam e as famílias ainda não tiveram suas casas regularizadas e comisso benefícios básicos não chegam até a população. Em meio à demora nos processos e o medo de perder tudo o que foi construído nos últimos anos, os moradores se veem em uma situação vulnerável.

O projeto Vila Joanita é uma iniciativa conjunta das incorporadoras Weefor, Altma, Hiex e Idee e da construtora RAC.

O QUE JÁ FOI FEITO

⋅ Levantamento Socioeconômico

⋅  Doação de marmitas, produtos de higiene, roupas, cobertores e óculos de sol;

⋅  Transferência das hortas agroecológicas do Weefor  ECO para a Vila Joanita;

⋅  Mini Curso de horta básica para os moradores;

⋅  Roda de conversa: Espaço Vila Joanita – Expectativas;

⋅  Articulação junto ao poder público;

⋅ Diagnóstico participativo;

⋅  Atualização da situação jurídica e contábil da Associação de Moradores da Vila Joanita;

⋅  Articulação com parceiros para prestação de serviços (arquitetura e complementares, jurídico, contábil).

O QUE AINDA SERÁ FEITO

⋅ Captação de recursos e materiais;

⋅  Levantamento Socioeconômico;

⋅  Adequação da sede comunitária da Vila Joanita;

⋅  Mobilização da sociedade civil;

⋅ Desenvolvimento de atividades, cursos e capacitação;

⋅ Requalificação do espaço comunitário (praça, horta, compostagem);

⋅ Análise de resultados.

A VILA JOANITA

QUEM JÁ ESTÁ TRANSFORMANDO?